Deus seja Louvado.
Portuguese Chinese (Simplified) Dutch English French German Hungarian Russian Spanish

PROJETO FUNVIC JOBS

FUNDAÇÃO VIDA CRISTÃ

UNIDADE DE PINDAMONHANGABA-SP

Autor: Ângela Weihrauch Mattje Lima dos Santos – Professora

Participação dos Alunos do 4º semestre de Tecnólogo em Gestão de RH.

Revisão:   Rafael Takei - Coordenador Geral

Aprovação:  -  Direção da FUNVIC

SUMÁRIO
1  Introdução .................................................. 03
2  Denominação .................................................. 03
3 Objetivos .................................................. 03 
4  Missão .................................................. 04
5  Papel Social .................................................. 05
6  Areas de Atuação .................................................. 05 
7  Metodologia de Trabalho .................................................. 06
8 Organização Administrativa .................................................. 06
9 Atividade Consultiva .................................................. 07
10 Cronograma de Atividades .................................................. 07
11 Estrutura Física .................................................. 08
12 Divulgação Interna .................................................. 09
13 Divulgação Externa .................................................. 09
14 Deveres e Obrigações dos Alunos .................................................. 09 
15 Treinamentos Ministrados .................................................. 09 
16 Considerações Finais .................................................. 10 

1 - Introdução

     Este documento caracteriza-se como um projeto da disciplina de Gestão empreendedora e Técnicas de Negociação do quarto semestre do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, contemplando itens e aspectos que compõe a visão de uma empresa de consultoria em Recursos Humanos, Agencia de recrutamento e seleção de estagiários. Na concepção deste documento, levou-se em conta os critérios adotados para difusão e gestão do conhecimento e do saber acadêmico, desenvolvendo habilidades conceituais e comportamentais e estimulando atitudes profissionais e éticas nos alunos para o desenvolvimento das competências de gestão empreendedora, Técnicas de Negociação e generalistas na área de recursos humanos.

2 - Denominação

     FUNVIC JOBS é um projeto constituído e administrado por alunos dos cursos de graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, supervisionado e coordenado por professores especializados e dedicados ao projeto, com a missão de dar oportunidade aos jovens universitários de colocarem em prática os mais modernos ensinamentos, constituindo um espaço onde se aprende o voluntariado, a iniciativa, a criatividade e a responsabilidade para executar o projeto e apresentar resultados concretos.

  

3 - Objetivos

    Atuar com intermediador entre os alunos do curso de Administração e de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, junto às empresas, para captar vagas de estágios e recolocar nossos alunos no mercado de trabalho.

   A partir do contato direto com os alunos interessados em se cadastrar no Projeto e com a realidade das empresas privadas, associações e da sociedade organizada,

   O Projeto FUNVIC JOBS  tem como objetivo principal proporcionar um complemento prático a formação teórica dos alunos, através da elaboração de projetos acadêmico-empresariais. Pode-se destacar outros objetivos de igual importância:

Para os alunos

  1. Completar a formação acadêmica em Tecnólogo de Gestão de Recursos Humanos;
  2. Adquirir novos conhecimentos e habilidades generalistas em recursos humanos e análise, compreensão e gestão de pessoas.
  3. Desenvolver novas competências transversais;
  4. Elaboração e apresentação de projetos multidisciplinares;
  5. Melhoria da capacidade de tomada de decisão em negociação e comunicação.
  6. Identificação de oportunidades de inserção social;
  7. Participar ativamente das atividades acadêmicas, sociais e municipais auxiliando e orientando alunos e familiares na busca por uma recolocação e estágio;
  8. Divulgação e publicação dos trabalhos realizados;
  9. Para os alunos participantes, o projeto será considerado para integralizar as horas de atividade complementar (160h) ou como Estágio Curricular Obrigatório (180h);

Para a instituição

  1. Maior visibilidade acadêmica e social.
  2. Fortalecimentos dos laços com o cliente interno (alunos)
  3. Melhoria da qualidade do corpo docente e discente pelas trocas utilitárias geradas;
  4. Criação de uma comunidade acadêmica de aprendizagem inserida na sociedade local;
  5. Criação de um espaço de aprendizagem coletiva;
  6. Possibilidade de interesse da comunidade de estudar em um dos cursos da Funvic
  7. Articulação dos saberes de cursos de natureza distintos;

4 - Missão

     Promover e divulgar nossa Instituição acadêmica junto às principais empresas e indústrias da nossa região demonstrando a excelência e potencial dos nossos alunos como possíveis estagiários.

     Incentivar os alunos do quarto semestre do curso de tecnólogo em gestão de recursos humanos a desenvolverem o projeto FUNVIC JOBS através de práticas empreendedoras buscando parcerias com empresas que possibilitem oportunidades de estágios para os graduandos FUNVIC , para adquirirem e desenvolverem novas competências  por meio da inserção no mercado de trabalho.

5.  Papel Social

     Estimular a motivação ao aprendizado e ao conhecimento dos graduandos FUNVIC através de um efetivo apoio pela busca de uma recolocação de estágio no mercado de trabalho local. Fidelizando assim o corpo discente a se manter como cliente da instituição durante todos os semestres do curso, diminuindo assim a evasão acadêmica e consequentemente apoiando seu desenvolvimento ético, técnico e intelectual.

6. Formalização

     Para formalização do Projeto FUNVIC JOBS, estão sendo adotadas as seguintes atividades:

  • Organizar uma reunião para planejar a execução do Projeto, definindo os procedimentos e atribuições de funções;
  • Divulgar internamente visitando as salas de aula e afixando cartazes;
  • Organizar o local de trabalho, providenciando materiais e equipamentos para a criação do banco de dados dos candidatos;
  • Traçar os perfis dos candidatos, e fazer contato com as empresas para a captação das vagas;
  • Organização de um “Café com RH” com o objetivo de atrair o departamento de recursos humanos das empresas para dentro da faculdade, conhecer nosso projeto e contribuir com vagas de estágio ou vagas efetivas para nossos graduandos.
  • Fazer e manter contato pessoais e telefônicos com empresas da região para captação de vagas.
  • Direcionamento dos perfis de alunos/candidatos mais adequados para vagas existentes.
  • Dar sequencia no relacionamento faculdade / empresa
  • Acompanhamento e mensuração dos resultados.

7. Áreas de atuação

     Levando-se em conta a natureza das atividades realizadas e os conhecimentos gerados no curso de tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da FUNVIC, a atuação do projeto FUNVIC JOBS como uma consultoria e assessoria acadêmica, terá como escopo as principais atividades, pautada e limitada pela formação dos alunos e especialização dos professores:

  • Recrutamento interno de alunos dos cursos de gestão;
  • Levantamento de perfis de competência;
  • Captação das oportunidades de emprego, e ou estagio no mercado de trabalho;
  • Negociação de vagas nas empresas da região;
  • Analise das vagas ( cargos ) oferecidos;
  • Analise de adequação de perfil a vaga;
  • Atração, recrutamento e triagem de perfis;
  • Gestão intraempreendedora do projeto;

8. Metodologia de Trabalho

Visando prestar consultoria e assessoria, a FUNVIC JOBS utilizara a metodologia de “pesquisa-ação” e pesquisa aplicada com abordagem dialógica e interativa, centrada na participação direta dos alunos, coordenador e professores. O trabalho proposto possibilita, profissionalmente, oportunidade de experiência facilitando o desenvolvimento de competências e habilidades para o mercado de trabalho. O voluntariado estimula a consciência crítica do estudante e o posiciona como agente ativo e transformador no espaço profissional, além de possibilitar um feedback continuo mediante integração e diálogo da prática externa e da teoria acadêmica.

09. Organização Administrativa

A FUNVIC JOBS será formada por dois tipos de membros: alunos- voluntários e professora coordenadora do projeto, que juntos atuarão como voluntários e colaboradores.

Os membros (professora coordenadora e alunos- voluntários) da FUNVIC JOBS serão os responsáveis pela condução do projeto juntamente aos alunos- colaboradores. Para o andamento das atividades, será feito a divisão das atividades internas do projeto, visando a melhor organização administrativa.

  • Equipe de Cadastramento dos Alunos                                   
  • Equipe de Captação de Vagas
  • Equipe de Triagem e pré-seleção de currículos
  • Equipe de Comunicação interna
  • Equipe de Comunicação externa

10. Atividade Consultiva

     Como atividade consultiva entende-se as atividades de fato a serem realizadas pelos alunos de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos em consecução de seus objetivos, , divididas em fases:

Fase de Sensibilização: Sensibilizar os membros efetivos sobre as atividades, importância, necessidade de criação do estatuto e formalização do projeto. Nesta será feito endomarketing para a divulgação do projeto.

Fase de Implantação: Está fase será dividida em duas sub-fases:

b.1) Primeiramente os alunos da instituição que estiverem interessados serão cadastrados através do preenchimento de uma ficha.

b.2) Em seguida haverá as atividades de consultoria voluntária interna visando orientar e encaminhar os alunos cadastrados para possíveis vagas de acordo com cada perfil.

Fase de Consolidação: Captação das vagas, triagem e indicação dos possíveis candidatos à estágios.

Fase de Mensuração e Monitoramento do projeto.

11.Cronograma de Atividades

CRONOGRAMA - FUNVIC JOBS
ATIVIDADES 18/ago 22/ago 25/ago 29/ago 01/set

Fase de Sensibilização

ELABORAÇÃO DA FICHA DE CADASTRO E PERGUNTAS COMPORTAMENTAIS

X
DISTRIBUIÇÕES DOS CARTAZES DE DIVULGAÇÃO NA SALAS X

Fase de Implantação

CADASTRAMENTO DOS ALUNOS

X
CONSOLIDAÇÃO DOS DADOS E ESTRATÉGIAS DE ABORDAGEM AS EMPRESAS X
MAPEAMENTO DAS EMPRESAS DE CADASTRAMENTO DOS DEMAIS ALUNOS X
CRONOGRAMA - FUNVIC JOBS
ATIVIDADES 26/set 29/set 03/out 03/nov 10/nov

Fase de Captação

INICIO DA CAPTAÇÃO DAS VAGAS

X  X
TRIAGEM DE CURRÍCULOS E APLICAÇÃO DE TESTES DE VOCAÇÃO/PERSONALIDADE X

-   PERÍODO DA MANHÃ: CAFÉ COM RH

- TRIAGEM DE CURRÍCULOS E APLICAÇÃO DE TESTES DE VOCAÇÃO/PERSONALIDADE

 X

Fase de Mensuração e Monitoração do Projeto

RELATÓRIO BIMESTRAL

X
SEQUENCIA DO PROJETO X

­­­­

12. Estrutura Física

Com a finalidade de se ter um espaço para administração das atividades do

Projeto FUNVIC JOBS e direcionar esforços e cooperar   no   sentido de criar uma

Proposta inovadora para encaminhar alunos para vagas de trabalhos utilizaremos os

seguintes recursos e ambiente, fornecidos pela FUNVIC

a) Sala de trabalho para o cadastramento e orientação.

b) Materiais e equipamentos:

- 25 Computadores

- 01 Armário para documentos

- 01 Quadro branco

- Internet fixa e Wirelles

13. Divulgação Interna

Visando tornar a Funvic Jobs conhecida internamente entre os alunos, os professores e funcionários, divulgaremos através de visitas nas salas de aula e fixação de cartazes nos murais de sala e sala de coordenação dos cursos de Administração e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.

14. Divulgação Externa

Divulgaremos junto as empresas o projeto Funvic Jobs apresentando a faculdade, explicando o Projeto e solicitando a parceria de nos repassar suas possíveis vagas de estágio, ofereceremos o recrutamento de alunos FUNVIC, fazendo a primeira triagem de acordo com o perfil solicitado.

15. Deveres e Obrigações dos Alunos

O projeto FUNVIC JOBS é um processo continuo, que efetiva aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala, e para que tenhamos continuidade nesse trabalho, faz-se necessário alguns princípios norteadores da relação entre aluno-faculdade:

  • Atuar de forma ética, responsável e consciente;
  • Atuar alinhado as diretrizes e políticas estabelecidas pela direção e coordenação da FUNVIC;
  • Respeitar as normas internas, a coordenação, assim como também os alunos da instituição;
  • Prezar sempre pelo engrandecimento da instituição de ensino;
  • Manter sigilo e a integridade das informações adquiridas e obtidas nos processos de  captação dos perfis dos acadêmicos.

16.Treinamentos Ministrados

            Visando o início das atividades do projeto FUNVIC JOBS, serão ministrados treinamentos com a finalidade de preparar os alunos de Recursos Humanos para a captação de vagas no mercado de trabalho. Segue a baixo alguns dos conhecimentos necessários aos alunos:

  • Mapeamento e gestão de processos
  • Técnicas de Atração, Recrutamento e Seleção
  • Técnicas de negociação
  • Gestão Empreendedora e Intraempreendedorismo

17. Considerações Finais

O projeto FUNVIC JOBS é de caráter voluntário, e visa aproveitar os alunos da Funvic para mapeamento de perfis de competência, com objetivo de oferecer ao mercado uma seleção de talentos que a instituição possui, além de promover aos alunos de Recursos Humanos a oportunidade pratica de conhecimento. Dessa maneira pretende-se que a instituição seja valorizada por seus alunos e pelas empresas da região, possibilitando parcerias e reconhecimento acadêmico aos alunos Funvic.

Copyright © 2015 - Faculdade de Pindamonhangaba