Deus seja Louvado.
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Por que avaliar?

A autoavaliação é uma etapa fundamental de qualquer processo de desenvolvimento institucional. Trata-se de um processo formativo que tem como função principal fornecer dados para a Gestão da Instituição de Ensino Superior (IES). Assim, a partir das avaliações e dos resultados obtidos delas, torna-se possível obter ferramentas para a tomada de decisões para assim se utilizar nas melhorias da Faculdade.

Os instrumentos de avaliação (questionários) desenvolvidos pela CPA constituem importantes ferramentas para o planejamento educacional, sempre em busca da melhoria da qualidade da formação, da produção do conhecimento e da extensão. Além disso, esses instrumentos permitem que sejam identificadas áreas problemáticas ou carentes de adequado investimento institucional, apontando exatamente os setores que requerem melhorias.

A CPA objetiva através de avaliações periódicas com a comunidade acadêmica viabilizar planos de ação que impliquem mudanças com aprimoramentos de todos os serviços educacionais.

O que é avaliado pela CPA?

O processo de avaliação institucional da CPA analisa a Faculdade como um todo, para isso se utiliza as Dimensões do SINAES, instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, a saber:

A CPA é responsável pela condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP, obedecendo às diretrizes mencionadas na Lei n. 10861. Os processos de avaliação conduzidos pela CPA subsidiam o credenciamento e recredenciamento de Instituições de Ensino Superior – IES, bem como o reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação oferecidos. Uma das competências da CPA é elaborar o relatório de autoavaliação institucional com base nas 10 dimensões que constam no SINAES, que são:

1. Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional;

2. Política para o ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão;

3. Responsabilidade social da instituição;

4. Comunicação com a sociedade;

5. Políticas de pessoal, carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo;

6. Organização e gestão da instituição;

7. Infraestrutura física;

8. Planejamento e avaliação;

9. Políticas de atendimento aos estudantes e egressos;

10. Sustentabilidade financeira.

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