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Como prevenir a obesidade infantil?

A obesidade infantil é um dos maiores problemas de saúde atualmente. Várias complicações como: diabetes tipo 2, hipertensão arterial, problemas de colesterol e triglicérides – já afetam nossas crianças e adolescentes obesos. Além disso, criança obesa tem 80% de chance de ser um adulto obeso se não for tratada adequadamente na infância.

O tratamento da obesidade infantil requer muita disciplina e força de vontade para mudar hábitos de vida, aumentar atividade física e se alimentar adequadamente. Por isso, a melhor maneira de lidar com essa doença é a prevenção.

Portanto prevenir a obesidade é muito mais eficaz do que remediar. E uma das formas de combater a obesidade infantil é incentivar as crianças a brincarem. Correr, jogar bola, pular corda, pega-pega, morto-vivo, amarelinha, corre cutia, soltar pipa, cabo de guerra, pular elástico, são tantas as brincadeiras que estimulam a atividade física, aprendizado e interação das crianças. Além do lúdico, as brincadeiras auxiliam na coordenação motora e movimento do corpo, evitando assim o ganho de peso excessivo.

De acordo com a Federação Mundial de Obesidade, se nada mudar, o Brasil pode ter até o final de 2025 11,3 milhões de crianças obesas. Os dados são preocupantes, já que nas últimas quatro décadas, o índice de obesidade entre os meninos saltou de 0,93% para 12,7%, enquanto nas meninas, o crescimento foi de 1,01% a 9,37%.
Por isso, a mudança nos hábitos é essencial para reduzir o número de crianças obesas, porém, os pais devem dar bons exemplos aos seus filhos. Os benefícios da prática de atividades físicas na infância vão desde o aumento do gasto calórico até a socialização das crianças.

Seguem abaixo algumas dicas para evitar e previnir a obesidade infantil:

- Limite o uso de jogos eletrônicos, computadores, tabletes e celulares;

- Caminhe junto com seu filho. Comece aos poucos, depois vá aumentando a intensidade e ritmo das caminhadas;

- Deixe a própria criança carregar ou empurrar a mochila para a escola, pois ajudará no gasto calórico, além de dar mais autonomia para a criança;

- Crie uma rotina aos finais de semana com brincadeiras ao ar livre. Leve seu filho para um parque ou gramado, estimule a brincar com outras crianças, subir em árvores, andar de bicicleta, jogar bola, entre outras diversas atividades;

- Além das atividades físicas, incentive seu filho a ajudar na limpeza do quarto e da casa;

- Envolva a criança durante o preparo das refeições, isso a estimulará a uma alimentação mais saudável.

Além de todos os benefícios já citados, as brincadeiras são uma forma de a criança aprender e descobrir suas capacidades de força, equilíbrio, coordenação motora, estimular a imaginação, criatividade, fazer novas amizades, aprender a dividir, entre outras dezenas de benefícios.

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