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POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA PSICOLÓGICA E PSICOPEDAGÓGICA

 

 

APRESENTAÇÃO

 

            Vive-se um momento único onde o poder do conhecimento juntamente com os relacionamentos tem direcionado as pessoas ao futuro que por vezes se torna incerto por todas as mudanças que se experimentam neste século.

            Neste mundo de tantas transformações e alterações, é possível pontuar que, juntamente com a aquisição do conhecimento, o aspecto emocional tem sido valorizado em todos os momentos da vida dos seres humanos. Focado nessa perspectiva evolutiva, a psicologia unida à cognição oferece base de reflexão para os problemas do cotidiano fazendo sempre as interfaces com os relacionamentos profissionais e pessoais.

            Diante dessa perspectiva, a FUNVIC preocupa-se em acompanhar os processos pedagógicos desenvolvidos pelos acadêmicos. Vale-se do suporte da iluminação especial trazida pelos elementos da psicologia e da pedagogia para o levantamento e diagnóstico de comportamentos apresentados por alguns estudantes em situações vivenciadas na instituição na tomada de atitude para resolver ou, ao menos, minimizar a situação.

            Nossa instituição entende que é primordial não só conhecer as transformações pelas quais passam a maioria dos acadêmicos, mas acompanhar aqueles alunos que julgarem necessitar de orientações especializadas.

            As orientações são pensadas, elaboradas e praticadas com base em um acompanhamento que proporcione aos estudantes a possibilidade de pensarem e construírem uma percepção saudável, sobre si mesmos e do ensino superior, de modo que o próprio acadêmico formule as possíveis soluções para aquelas  situações que estejam lhe preocupando.     Enfatizamos que esse tipo de ação só é possível através de um atendimento especializado.

            Assim, espera-se que os possíveis obstáculos ocasionais ou permanentes geradores de entraves, não prejudiquem o desempenho dos acadêmicos, além de proporcionar melhoria de qualidade de vida.

I - INTRODUÇÃO 

           

            A FUNVIC no sentido de cumprir seu compromisso com a qualidade da educação e, ainda, expressar sua consciência quanto aos desafios postos pela contemporaneidade, estabeleceu, no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a Política de Assistência Psicológica e Psicopedagógica - PAPP.  

            Sua finalidade ultrapassa o atendimento às normas vigentes da política educacional, mas, em especial, expressa a compreensão e tomada de consciência da complexidade das variáveis pedagógicas e sociais, as quais permeiam todo processo educativo e se tornam fatores relevantes para a concretização de sua missão educacional.

            Isso implica considerar essa Política Institucional como estratégia de interação dialógica entre a instituição, a sua comunidade acadêmica e a vida, tendo em vista o desenvolvimento humano, o conhecimento científico e a cultura. Cabe ainda relevar que essa Política, constituída pelo Programa de Apoio Psicológico e Psicopedagógico, bem como, seus desdobramentos em ações, estratégias e processos, encontram-se transversalizados pela diversidade, aqui entendida como a pluralidade histórica, social e cultural das diferenças, das demandas e questões do ensino e da aprendizagem relativos a todos os seus atores sociais e da constituição da cidadania.

            Com um grande número de jovens e adultos, e devido aos problemas que a própria realidade impõe, factível o acometimento das mais variadas expressões sintomatológicas, desde dificuldades de atenção para concentração até casos de alguma patologia mental já instalada ou em processo de instalação.

            O PAPP tem como propósito mediar processos de orientação e acompanhamento de estudantes, docentes, colaboradores e familiares que se encontram em dificuldades educacionais, emocionais, relacionais, vocativas e outras, e suas ações compreendem uma dimensão fundamental :

            Por meio da escuta ativa e da promoção de um espaço próprio de interlocução, no contato com as dificuldades dos alunos, oferecer e permitir, a construção de um ponto de ancoragem que ajuda a dar sustentação à formação dos seus estudantes.

 

II – FUNDAMENTOS LEGAIS DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA PSICOLÓGICA E PSICOPEDAGÓGICA

 

            A Política de Assistência Psicopedagógica da FUNVIC encontra seu elemento fundamental nos princípios da LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394/96:

I. Igualdade de condições para o acesso e permanência dos estudantes, bem como sua adaptação sócio-educativa e conclusão de curso;

II. Garantia de padrões de qualidade do ensino;

III. Respeito à liberdade e apreço à tolerância;

IV. Pleno desenvolvimento do estudante e seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

            Os desafios da qualidade e da equidade na educação só serão superados se a escola for sensível e se configurar como um ambiente acolhedor, que reconheça e valorize as diferenças e não as transforme em fatores de desigualdade. Garantir o direito de aprender implica em fazer da escola um lugar em que todos se sintam valorizados e reconhecidos como sujeitos de direito em sua singularidade e identidade.

            Pretende-se, desse modo, constituir um conjunto de princípios e diretrizes que nortearão a implantação do Programa de Apoio Psicopedagógico, na perspectiva da inclusão social, do aperfeiçoamento da formação, da produção do conhecimento, da melhoria do desempenho acadêmico - científico e das condições concretas de vida de estudantes e de seus familiares, de professores e demais profissionais.

            Portanto, além da exigência legal de que a educação é direito social, entendida desse modo como direito à formação e ao desenvolvimento humano, os objetivos institucionais da PAPP demonstram o compromisso social, pedagógico e político que ampliam a dimensão e o sentido da educação, como processo de humanização, apropriação de saberes culturais, científicos, sociais, tecnológicos, éticos e artísticos.

 

 III - OBJETIVOS DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA PSICOLÓGICA E PSICOPEDAGÓGICA

GERAL:

 

            Sensibilizar e desenvolver uma política de assistência psicológica e psicopedagógica que promova uma cultura de inclusão fundamentada nos princípios da diversidade, da solidariedade e do respeito às diferenças, garantindo o convívio harmônico, produtivo e saudável entre os sujeitos sociais que integram a comunidade acadêmica da FUNVIC.

            Promover o incentivo à busca pelo conhecimento de si mesmo, estendendo aos conhecimentos científicos, transcendendo a mera informação proporcionada pela instituição em geral, oferecendo formação para atuar na sociedade em que vive de forma humanizada e cristã.

 

ESPECÍFICOS:

 

  • Desenvolver projetos de integração de novos estudantes, contribuindo para a sua adaptação e participação no contexto universitário;
  • Desenvolver ações que incentivem os estudantes quanto à continuidade e permanência no ensino superior;
  • Realizar diagnóstico psicopedagógico com alunos e professores, oferecendo-lhes mecanismos de melhoria do processo de aprendizagem, em parceria com a Política de Nivelamento;
  • Sensibilizar discentes, docentes, colaboradores e familiares para que participem das atividades e projetos que integram o Programa, considerando a importância do mesmo no processo de desenvolvimento pessoal;
  • Realizar atendimento emergencial para estudantes, docentes, colaboradores e familiares, envolvendo: a escuta da situação-problema; a identificação da área de dificuldade: profissional, pedagógica, psicológica, de relacionamento interpessoal; propiciar, através de orientações objetivas e ou psicopedagógicas, intervenções que minimizem o problema ou dificuldade;
  • Orientar estudantes, docentes, funcionários e familiares em questões psicológicas e educacionais, através de acompanhamento psicológico preventivo;
  • Desenvolver atividades e ações de extensão universitária para a promoção da responsabilidade social da Instituição junto à comunidade.

IV - Linhas de ação

           

            O Núcleo de Assistência Psicológica e Psicopedagógica constitui um espaço por excelência de contato e debate, com um Psicólogo, em segurança e num contexto de confidencialidade. O serviço é mantido gratuitamente pela IES e, a partir do acolhimento e queixa inicial do estudante ou do professor, o psicólogo deverá orientar de acordo com a necessidade do usuário e ou encaminhar questões à coordenação acadêmica para resolução de problemas dessa ordem. O atendimento poderá ser individualizado ou em grupo.

 

            A demanda poderá ser espontânea ou encaminhada pelos dirigentes e ou docentes da IES , realizando:

  • Atendimento psicológico: entrevista de cunho diagnóstico – triagem - psicoterapia focalizada pelo período em que o estudante permaneça em graduação;
  • Orientação familiar;
  • Recepção dos pais de estudantes ingressantes para palestras educativas e conhecimento da filosofia institucional;
  • Apoio ao estudante em situação de crise ou risco;
  • Mediação de conflitos;
  • Atendimento psicopedagógico;
  • Promoção de eventos onde os talentos da  IES sejam valorizados;
  • Oficinas para desenvolvimento da criatividade;
  • Criação de grupos de estudo interdisciplinares para docentes;
  • Dinâmicas de grupo para favorecer o trabalho em equipe e multidisciplinar;
  • Promoção de atividades de prevenção ao estresse para docentes, funcionários e familiares, visando à autoinstrução.
  • Suporte de ação pedagógica para docentes;
  • Incrementação da comunicação entre os diversos cursos da Instituição, divulgando os eventos e produções acadêmico-cientificas.

V - DIVULGAÇÃO

 

            A divulgação utiliza as redes de comunicação existentes e disponíveis, direcionada para o público-alvo ao qual se destina cada um dos programas propostos.

 

VI – DO TRABALHO EM PARCERIA

 

            A PAPP também trabalha em conjunto com a Capelania Universitária da FUNVIC, visto que, existem casos, em que há necessidade de acompanhamento de orientação espiritual, sendo exercido por profissionais especializados para o assunto.

            Da mesma forma, a PAPP também presta auxilio, a atendimentos complementares a pessoas atendidas e encaminhadas pela Capelania Universitária da FUNVIC. 

 

VII - CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

            A PAPP traz, a priori, a expectativa positiva de toda a comunidade acadêmica. Contudo, cumpre ressaltar que a promoção de ambientes educacionais flexíveis e sensíveis às necessidades singulares de estudantes, docentes e demais colaboradores, enfim da comunidade escolar, não é tarefa simples. É sim, tarefa complexa e desafiadora que congrega o trabalho, o compromisso e a responsabilidade política de uma instituição e das pessoas que nela atuam.

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